Wednesday, March 30, 2005

Best Off IV

No dia 24 de Março foi a vez de um post do José Luís Pinto a propósito da construção do pavilhão desportivo da Escola Básica 2+3 José Afonso provocar numerosa troca de observações, mesmo se alguns só indirectamente se referiram ao assunto:

Só um pedido de explicação, o que é uma (B)oita ?
Brocas

É a terra dos boiteiros.
Nós um dia reeditamos aqui o nosso léxico restauracionista e o vocabulário moiteiro, dos primeiros tempos deste blog.
AV

Sim calculei, aliás eu já andei a bisbilhotar nos primordios do vosso Blog.
Brocas

Não vamos realçar a parte negativa do tempo de espera pelo pavilhão(que realmente existiu), mas sim realçar o esforço que tem sido feito na melhoria das condições nas escolas deste concelho, desde arranjos acentuados nas salas de aula (mobiliário, etc), implementação de salas de informática para os alunos que não têm computador em casa tb poderem usufruir das novas técnologias, ao melhoramento dos recreios escolares, que permitem que as crianças brinquem em melhores condições e em mais segurança.
bs

Caro bs,
Está a aprender a usar o tempo de antena. Isto não será assim a modos que um poucochinhoinhoinho de campanha eleitoral ?
AV

Vou votar bs.
minhoca

O caro AV tem um pouco de razão, mas eu não tava a dizer mentira nenhuma. Realçei a parte negativa de tanto tempo de espera pelo pavilhão na josé afonso, mas aproveitei para realçar o que de bom se vai fazendo nas escolas.
bs

Caro bs, por acaso sabe do que está a falar? Não acredito, pois isso de que fala não foi feito nem na C+S de Alhos Vedros nem em quase nenhuma do País. Mas enfim, acredito que um dia seremos como os finlandeses ou os suecos, lool.
Conde de Alhos Vedros

Meu caro conde não estou a perceber!!é de conhecimento geral que o espaço fisico das escolas básicas de 1.º ciclo do concelho(ainda não todas, mas já uma grande parte), tiveram obras de melhoramento(pintura da escolas, novo mobiliário, arranjos dos espaços de recreio, compra de computadores para as escolas para a criação de salas de informática) que foram realizads quando terminou o último ano escolar. Estas obras foram até referenciadas num boletim municipal. Em relação ao pavilhão na José Afonso, parece que finalmente vão iniciar as obras, o tempo de espera foi longo, mas o que interessa é que a construção vai prosseguir, esperemos agora que seja um pavilhão de acordo com as necessidades dos alunos. Eu pelo menos não tenho dúvidas que será. há... um ultimo apontamento, tb foi feito refeitórios nas escolas EB1, penso que em algumas já estão mesmo a funcionar.
bs

Realmente estes apoiantes da CDU, parece que sofreram todos uma cura pela fé, no partido."o tempo de espera foi longo, mas o que interessa é que a construção vai prosseguir, esperemos agora que seja um pavilhão de acordo com as necessidades dos alunos. Eu pelo menos não tenho dúvidas que será."Depois desta posição de aceitação do dogma CDU, tudo lhes parece um eterno amanhecer que canta.Há 30 anos que temos o mesmo partido no poder local e em 30 anos estamos pior do que estavamos antes do 25 de Abril e depois vêm estes "comunistas", dizer que está tudo bem no concelho e quem discorda desta visão "brilhante" da realidade por eles inventada, é que está errado e só fala mal por falar...As oportunidades de desenvolvimento que foram perdidas no concelho, devem-se exclusivamente à gestão ruinosa da CDU nestes últimos 30 anos e isso nunca lhes perdoaremos !
Manuel Pedro

Ok, eu sou suspeito de falar, mas vamos por partes, o Sr. Manuel Pedro disse "Há 30 anos que temos o mesmo partido no poder local e em 30 anos estamos pior do que estavamos antes do 25 de Abril e depois vêm estes "comunistas", dizer que está tudo bem no concelho", meu amigo pior do que antes do 25 de Abril, esta nem vale a pena comentar,quero que repare numa coisa nós "comunistas", não dizemos que está tudo bem no concelho, porque na realidade não está, á muito trabalho a fazer, agora a questão é quem tem capacidade para realizar esse trabalho, o PS? basta olharmos para concelhos vizinhos e ver o "brilhante trabalho" que eles desenvolvem. A CDU? eu penso que sim(mas eu sou suspeito), mesmo com a falta de apoio dos sucessivos governos, tem sempre tentado desenvolver um trabalho com o objectivo da melhoria das condições deste concelho, e tb não devemos esquecer que em momentos importantes e de luta dos trabalhores e trabalhadoras deste concelho(nos casos de encerramento das fábricas)quem lá estava com eles na linha da frente, não era o PS!! no encerramento do SAP, não era o PS!! volto a salientar já foram e são cometidos erros nesta gestão, mas não vamos esquecer o que de bom tb se tem feito.
bs

só mais uma pequena situação, falou em oportunidades de desenvolvimento perdidas, diga-me só uma coisa, que projectos de desenvolvimento concretos e não venham com ideias do abstracto, já apresentou o PS?!
bs
Mas o que é que o PS tem a ver com isto, eu até votei no BE porque acho que não há nada mais à esquerda.Quando lhes chamo "comunistas" é porque acho que não o são nem nunca o foram.o PCP teve uma época em que era Leninista depois quando o PC da União Soviética se tornou Stalinista, o PCP virou Stalinista, no tempo do Brejnev criaram aqui no concelho da Moita , as brigadas Brejnev, para perseguir todos os que não eram da vossa cor política.o "comunismo" que apregoam sempre foi o "comunismo" autoritário do tipo ditatorial.
O verdadeiro Comunismo é apenas o Comunismo Libertário e esse não tem nada a ver com Marx mas sim com Bakunine.E quando digo que antes do 25 de Abril o concelho estava melhor não era no sentido político porque viviamos uma ditadura fascista, mas sim no emprego que existia e na manutenção da zona ribeirinha.
Faço-lhe notar que as últimas obras nas muralhas de pedra que protegem a zona de salinas e impede as àguas de galgarem para as antigas marinhas, foram feitas em 1957, vá lá agora dar um passeio pelas margens do rio para ver com os seus olhos o estado em que estão essas muralhas e as portas de água, que estão todas destruidas.Com "comunistas" como vocês, só nos resta dizer; voltem fascistas que estão perdoados !
Manuel Pedro

Não me diga que o desemprego no concelho é culpa do Partido Comunista e da CMM!! olhe Sr. Manuel eu não vi o BE ou o PS ou PSD ou outro qualquer partido ao lado dos trabalhadores por exemplo da Bombardier! tb não vi nenhum desses ao das trabalhadoras do concelho, quando reivindicaram os seus direitos no encerramento das fábricas.
bs

Caro Manuel Pedro,
O mundo não se divide entre "comunistas" e "fascistas", porque ainda temos os "oportunistas" que vão de uma ponta à outra.Colocar as coisas nesses termos não ajuda a explicar muita coisa.

Caro bs,
Os índices de pobreza indicam que a Península de Setúbal é o parente pobre na região da Grande Lisboa e vale do Tejo e nessa região, o concelho da Moita é o mais pobre.
À volta pode não ser muito melhor mas, mesmo em Câmaras CDU, encontramos bem melhor em muitas matérias (Palmela, Seixal).
AV

Ponto de Ordem:
1º Estão a confundir (intencionalmente ou não) competências do Governo com as do poder Local - caso da construção do polidesportivo da Zeca Afonso e que é um dos grandes problemas de grande parte das escolas deste país.O caso da Escola Secundária da Moita é semelhante. Sáo competências do poder central, cujo investimento na educação tem deixado muito a desejar.
ABF

E quando digo que antes do 25 de Abril o concelho estava melhor não era no sentido político porque viviamos uma ditadura fascista, mas sim no emprego que existia e na manutenção da zona ribeirinha.Já me insurgi várias vezes quanto ao vosso saudosismo dos tempos anteriores ao 25 da Abril e volto a fazê-lo. Não comparem realidades absolutamente diferentes em todas as dimensões: desde o aumento demográfico, aos problemas locais, nacionais e supranacionais do emprego, às exigencias da qualidade de vida.Cada problema deve ser analisado nas devidas situações conjunturais e/ou estrutrais e, inevitávelmente, à luz dos tempos que correm.
Parecem-me pessoas com inteligência e conhecimento da realidade para procederem a este tipo de análise.
ABF

Estar a comparar AV do antes 25 de Abril, em que os esgotos corriam pelas valetas das ruas, tinhamos um carro que vinha recolher os dejectos que eram colocados à porta pela população nas célebres "tijelas da casa", entre outras situações características de um país profundamente subdesenvolvido, é estupidez pura e dura.
ABF

Saliento que também eu não voto CDU!
ABF

ABF,As confusões andam trocadas, porque as opiniões expressas são de diferente origem.No caso do nosso blog, a posição sobre a situação pré/pós 25 de Abril é clara. No plano político nem vale a pena falar e ir buscar os exemplos à família, com bastante gente a sofrer na pele com a ditadura.
Agora no pano do desenvolvimento socioeconómico e cultural, estamos melhor do que estávamos, em termos absolutos, mas estamos pior, em termos relativos, e muito menos bem do que seria razoável esperar.
AV

São esses problemas que devem ser discutidos e criticados com objectividade. A responsabilização dos actos deve-se revestir da mesma característica: Objectividade.
ABF

Penso que é objectiva a incapacidade de atrair actividades produtivas geradoras de emprego estável - na medida do possível - para o concelho.
Não chega a terciarização de vão de escada.Penso ser objectivo afirmar que, apesar de alguns avanços localizados, a actividade cultural no concelho é fraca em muitos aspectos - teatro, cinema, ciclo regular de exposições temáticas -, assim como a defesa do património (histórico e ambiental) é deficiente.
Mas há mais, e falaremos disso fora em posts específicos quando possível.
AV




1 Comments:

Blogger Conde de Alhos Vedros said...

Não me apercebi que este post foi tão comentado e perdi a oportunidade de participar mais nele... enfim fica para a próxima.

2:34 PM  

Post a Comment

<< Home